- 10.Conheci um homem que tinha fama de galinha, mas mesmo assim topei iniciar um relacionamento pois interessei-me por ele e ele por mim. Notei através de atitudes e falas que eu era de fato importante para ele, inclusive apresentou-me para familiares e amigos, mas sempre me dizia que pressentia que eu o deixaria a qualquer momento. No decorrer da relação ,começaram a aparecer comportamentos dele que me desagradavam bastante. Sem motivo algum me maltratava com palavras colocando-me insegura, falava de ex, eu sentia que havia uma maldade nestas atitudes.
Terminei o relacionamento uma vez e ele vendo que eu não o procuraria(ele me disse isto), procurou-me e voltamos, eu gostava dele. Ficou algum tempo tentando ser legal, até que começaram as provocações e ofensas e terminei tudo. Gostaria que me explicassem por que razão existem pessoas que dizem gostar de alguém, procuram por ela, mas não perdem oportunidade em maltratar. Obrigada.
Resposta
- Me parece que desde o início do namoro ele se viu, talvez pela primeira vez, frágil e vulnerável frente a uma relação. Pelo que contou ele mantinha o controle de suas antigas relações e viveu com você uma experiência bastante diferente do que estava habituado, onde ele não tinha controle, ao contrário era controlado por suas emoções. Sem perceber, claro, ele usou de uma arma muito conhecida quando um ser humano se sente acoado, ele atacou para se defender. Usava de mecanismos que minavam sua confiança e sua força, fazendo com que você sentisse a mesma fragilidade e vulnerabilidade que ele sentia com relação à você. Esse é um clássico exemplo de alguém que destrói o que poderia ser uma linda relação por um profundo medo de amar e se sentir frágil, pois amar é se entregar a algo sob o qual não se tem garantia e controle. Importante dizer que pessoas assim não agem necessariamente por maldade, não possuem na maioria das vezes consciência de seu comportamento, se defendem sem nem mesmo perceberem o que lhes ataca e no fim são maldosos com eles mesmos, boicotando uma relação que poderia ser rica.
Espero que tenha lhe ajudado a esclarecer um pouco o que imagino ser o funcionamento desse rapaz e é importante lhe dizer que você foi muito saudável ao se retirar desse jogo que poderia durar uma eternidade, te impedindo de ir de encontro à uma nova e boa relação.
Um abraço,
Juliana
Esta pergunta foi respondida por:
Dra. Juliana AmaralPsicóloga